O que é:
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 14 por 9. A pressão alta faz com que o coração precise se esforçar mais para distribuir sangue corretamente no corpo. Ela pode causar acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.
Embora a maioria dos casos seja hereditário, há fatores que contribuem para a hipertensão: Fumo; Consumo de bebidas alcoólicas; Obesidade; Estresse; Elevado consumo de sal; Colesterol alto; Falta de atividade física. Há casos em crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo que embora não tenha cura, pode ser controlada através de tratamento, lembrando que ela tende a piorar com o passar dos anos.
Sintomas principais:
Eles costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito e podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Prevenção e tratamento:
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano. A prevenção existe através de medicamentos e estilo de vida saudável: Manter o peso adequado e mudar hábitos alimentares; Evitar alimentos gordurosos; Pouco sal, utilizando temperos substitutos; Praticar atividade física regular; Aproveitar momentos de lazer; Abandonar o fumo; Moderar o consumo de álcool; Controlar o diabetes.
Somente o médico poderá determinar o melhor a cada paciente.
O SUS oferece gratuitamente medicamentos nas UBS e pelo programa FarmáciaPopular.
Para saber como conseguir consultas, exames, tratamentos, medicamentos e outros pelo SUS, acesse o site