Você tem direitos e deveres.
O governo tem a obrigação de fornecer o
aceso à saúde igualmente a todos
Dependerá do tipo de tratamento. O
local será orientado pelo profissional
de saúde ou o atendente do SUS.
Normalmente o profissional da saúde, durante a consulta, orienta sobre os tipos de tratamentos e explica onde poderão ser realizados.
Se você já tem o papel do pedido do tratamento e não sabe onde realizar, pergunte na Unidade Básica de Saúde (UBS ou postinho) ou na Secretaria de Saúde.
Há casos que podem ser agendados através da Secretaria de Saúde e outros que são agendados diretamente no local da realização do tratamento.
Lembre-se que, PRIMEIRO, é necessário pedir a autorização do pedido no SUS. Veja o próximo passo.
Em caso de urgência ou emergência, veja a orientação após o quarto passo.
Do PEDIDO DO TRATAMENTO AUTORIZADO, do Cartão do SUS e de
um documento (RG e CPF ou CNH).
Somente o médico ou um profissional da saúde poderão solicitar o tratamento, através de uma prescrição (pedido).
Para conseguir o tratamento você precisará do pedido autorizado, do Cartão do SUS e documento de identificação com foto. CASO NÃO TENHA o pedido autorizado – leve o pedido na Secretaria de Saúde, seu Cartão do SUS e um documento com foto (Registro Geral de Identificação, que é a Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação) e peça para autorizar e agendar o tratamento. Se não tiver o Cartão do SUS, basta solicitar na UBS que eles farão na mesma hora.
O seu pedido é de médico ou outro profissional particular e você precisa realizar o exame pelo SUS? Há municípios que aceitam o pedido de exame de médico “particular”. Há outros, que não; neste caso, se informe na UBS (ou postinho) o que deve ser feito e como resolver. Sempre informe-se na UBS.
Para agendar o tratamento,
fique atenta(o) aos detalhes importantes.
Contate a Secretaria de Saúde ou o local indicado para realização do tratamento e peça para agendar. Você precisará estar com o pedido autorizado em mãos, junto ao seu documento de identificação (RG ou CNH) e Cartão do SUS.
Tente agendar para um dia e horário possíveis para você. Caso não existam opções, será preciso dar um jeito de estar no local, no dia e horário marcados, sem atraso.
Ao marcar, é fundamental informar que realizará através do SUS. Lembre-se de fazer perguntas importantes, eliminar todas as dúvidas e assim, evitar erros. Veja as sugestões de perguntas a fazer, após o quarto passo.
Vá ao local no dia e horário marcados, com o pedido em
mãos, sem atraso!
Não perca o tratamento! Certamente, ao agendar, você receberá todas as orientações. No dia do tratamento, esteja no local, exatamente no horário marcado para sua chegada. Fique atenta(o) e cumpra todas as orientações que recebeu.
Veja abaixo as perguntas que você deve fazer ao agendar o tratamento, para que dê tudo certo.
AO AGENDAR O TRATAMENTO
faça o máximo de perguntas
para evitar problemas.
1 – Preciso levar os exames médicos quando eu fizer o tratamento?
2 – Este tratamento será realizado quando e onde?
3 – Qual dia e hora eu devo chegar no local do tratamento, o mesmo que foi marcado ou antes?
4 – Caso o tratamento seja realizado em outra cidade, como faço para conseguir o transporte municipal?
5 – Se não for fornecido o transporte municipal para outra cidade, em qual departamento público eu devo comunicar sobre a denúncia que farei ao Ministério Público?
Em caso de dúvidas, clique sobre o link PERGUNTAS FREQUENTES.
O tratamento precisa
ser realizado em
OUTRA CIDADE?
Converse na UBS e peça uma orientação, pergunte como as pessoas costumam resolver quando precisam realizar um tratamento que só é feito em outro município.
Se é dever do SUS fornecer meios de acesso à saúde, e o tratamento só pode ocorrer em outra cidade, o SUS tem o dever de fornecer o transporte para o paciente e o acompanhante, caso seja obrigatório o acompanhamento.
Caso o transporte seja negado pelo SUS, saiba que há solução. Clique aqui!
Tratamento de urgência
NÃO PODE ESPERAR!
Tome providências.
Em caso de urgência, o profissional da saúde que prescrever o tratamento deverá colocar, na prescrição, que é urgente. Pergunte onde você deverá realizar este tratamento e providencie o quanto antes.
Ao agendar, fale da urgência solicitada pelo médico.
Se informarem que não estão marcando; ou que não há previsão de data, para tentar daqui algumas semanas ou meses; ou informarem que vai demorar para conseguir realizar, seja qual for o motivo dado, não importa, VOCÊ PRECISA DO TRATAMENTO COM URGÊNCIA.
Se você não conseguir, busque solução judicial, siga o passo a passo em Judicialize – clique aqui!
SEJA COMUNICATIVO: pergunte!
VÁ DIRETO AO PONTO: denuncie!
«Este caso é urgente, preciso que o tratamento seja marcado o quanto antes, para não piorar o problema, você consegue marcar?»
Caso o tratamento não seja agendado para uma data próxima, e não possa esperar mais, solucione de outra forma, clique aqui!
Infelizmente há soluções que
só conseguimos através do Judiciário.
Esperar muito por um tratamento pode piorar o estado de saúde e assim, o governo, ao invés de fornecer o acesso à saúde, torna muito pior o problema de saúde, deixando de cumprir a sua obrigação legal. Saiba como resolver, clique aqui!
Saiba o que pode e
o que não pode.
PODE – Pedir que o tratamento seja marcado de modo a não esperar meses para realizá-lo, já que precisa dele para eliminar um sofrimento ou risco.
NÃO PODE – Ameaçar médicos, atendentes e qualquer outro funcionário público.
Saiba o que fazer ANTES
DE SAIR PARA
UM TRATAMENTO!
1 – Separe todos os resultados de exames já realizados anteriormente, que o profissional de saúde tenha pedido para você levar ao realizar o tratamento.
2 – Com antecedência, verifica se sabe exatamente onde será atendido, se o acesso ao local é fácil ou difícil e se prepare para evitar seu atraso.
3 – Se puder, consulte o endereço na internet, observe um mapa ou rota. Lembre-se! Você não pode atrasar!
4 – Verifique se você está levando o cartão do SUS e o documento exigido para o procedimento (pedido autorizado, Cartão do SUS, seu RG ou CNH, outros).
5 – Leve máscara, caso exijam o uso no local.
Não desista! O acesso à saúde é um direito seu. Persista corretamente. Siga a orientação, pois existe solução!
A primeira certeza que você precisa ter: as pessoas têm direito à saúde e o Município tem obrigação de fornecer.
A segunda certeza: não acredite que o Município não tem verba e que, por isso, o Município não tem o que fazer. Ele deve dar a solução.
A terceira certeza: existem CANAIS DE SOLUÇÃO que só devem ser buscados somente depois de tentar, conforme a orientação que está no passo a passo de Consultas, Exames, Cirurgias, Tratamentos e Medicamentos.
Clica aqui para encontrar os CANAIS DE SOLUÇÃO!
Tudo fica mais difícil, quando
as pessoas não registram o mau funcionamento do SUS.
Se não há registro, de problema, é sinal de que está tudo bem. Lógico que a responsabilidade pelo funcionamento do SUS é da própria prefeitura, que tem o dever de realizar uma boa administração da maior verba, que é a verba da saúde. Porém, se ninguém registra uma reclamação, nada fica documentado para uma atuação do governo do estado e até mesmo, do governo federal. Por isso é tão importante denunciar na ouvidoria municipal e se, nada for feito, na ouvidoria do SUS, para depois, levar sua reclamação ao MP ou buscar solução através do Judiciário. Denuncie, pois este é um ato de cidadania.
FOQUE SUA SAÚDE! Siga nossas
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informações para se cuidar pelo SUS.