Como Conseguir pelo SUS

Você tem direitos e deveres.
O governo tem a obrigação de fornecer o
acesso à saúde igualmente a todos

Na Unidade Básica de Saúde (UBS)
Postinho de Saúde –

Caso já tenha ido a uma consulta na UBS, e o médico tenha orientado a procurar outro especialista, você terá que fazer o agendamento no local indicado pelo médico que te atendeu ou através da Secretaria de Saúde.
Na necessidade de dentista, psicólogo, nutricionista, ou outros, informe-se na UBS.

Do CARTÃO DO SUS e de
um documento (RG e CPF ou CNH).

CASO NÃO TENHA o cartão do SUS – vá até a UBS mais próxima, mas leve um documento com foto (Registro Geral de Identidade, que é o mesmo que Carteira de Identidade, ou a Carteira Nacional de Habilitação) e solicite o cartão do SUS.

Peça para agendar a consulta, mas fique  atenta(o) aos detalhes.

Apresente o cartão do SUS na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, e peça para agendar. Em caso de consulta com especialista fora da UBS, pergunte onde pode marcar e onde será realizado o atendimento.

AO AGENDAR A CONSULTA
faça o máximo de perguntas
para evitar problemas.

1 – Qual é o local e o horário da consulta?
2 – Preciso chegar quanto tempo antes, do horário marcado?
3 – Preciso levar o resultado dos exames que já tenho, quando eu fizer esta consulta?
4 – Caso a consulta seja realizada em outra cidade, como faço para conseguir o transporte municipal?
5 – Se não for fornecido o transporte municipal para outra cidade, em qual departamento público eu devo comunicar sobre a denúncia que farei ao Ministério Público?
Em caso de dúvidas, clique sobre o link PERGUNTAS FREQUENTES.

NÃO SABE QUAL É A
ESPECIALIDADE MÉDICA
que você precisa?

Converse na UBS e peça uma orientação. Se preferir, lá mesmo na UBS, marca uma consulta médica, pois o médico vai orientar você sobre o seu caso específico.

O SUS precisa fornecer atendimento em todas as especialidades e a maioria não atende na UBS, mas em locais particulares, conveniados com o SUS. O seu atendimento será gratuito se for encaminhado através do SUS. Para isso, você terá um documento fornecido pelo médico da UBS ou pela Secretaria de Saúde. Para mais informações, acesse o link SUS.

PROCURE UM HOSPITAL
mais próximo
ou ligue para o SAMU (192)

Se buscou atendimento na UBS e está há dias ou semanas esperando uma consulta; ou foi ao hospital e não atenderam, observe:
– O estado de saúde está piorando?
– Está sofrendo muito e está insuportável?
– Percebe que há risco de vida?

Há formas de resolver
ACESSE OS CANAIS DE SOLUÇÃO
– clique aqui!

É fundamental conhecer os SEUS DIREITOS previstos em apenas 4 artigos de lei, da Constituição Federal Brasileira/1988 – clique aqui!

SEJA COMUNICATIVO! 
Faça perguntas!
Tome providências!

É fundamentar fazer perguntas à pessoa que te atender. Siga as sugestões: «Preciso marcar com urgência, é possível? Preciso que seja marcado o quanto antes, para não me prejudicar. Que dia posso voltar para marcar? Tem uma previsão?

NÃO FIQUE ESPERANDO!
Se há risco de piorar e for prejudicial,
é hora de agir.

Para casos graves, e que não foram agendados em menos de 30 dias, ACESSE OS CANAIS DE SOLUÇÃO – clique aqui!

Problema de saúde que se piorar, colocará a vida em risco, pode ser considerado urgente. Exemplo: pneumonia, intoxicação, inflamações, mordida de alguns animais, …

A JUDICIALIZAÇÃO deve ser a
última tentativa?
DEPENDE!

Salvo em casos de urgência ou emergência. Se você tentou todas as alternativas de solução, desde a Secretaria de Saúde, a ouvidoria municipal até a ouvidoria do SUS e, mesmo assim, não conseguiu, contate um advogadoclique aqui!

Saiba o que fazer ANTES DE
SAIR PARA UMA CONSULTA!

1 – Separe todos os resultados de exames já realizados anteriormente, que possam ser importantes para o diagnóstico do profissional de saúde.
2 – Com antecedência, verifica se sabe exatamente onde será atendido, se o acesso ao local é fácil ou difícil e se prepare para evitar seu atraso.
2 – Se puder, consulte o endereço na internet, observe um mapa ou rota. Lembre-se! Você não pode atrasar!
3 – Verifique se você está levando o cartão do SUS e se há algum documento exigido para o atendimento.
4 – Leve máscara, caso exijam no local.

Saiba o que pode e
o que não pode.

PODE – Pedir que a consulta seja marcada de modo a não esperar meses para realizá-la, já que precisa dela para eliminar um sofrimento.

NÃO PODE – Ameaçar médicos, atendentes e qualquer outro funcionário público.

Não desista!
Existe solução!

A primeira certeza que você precisa ter: as pessoas têm direito à saúde e o Município tem obrigação de fornecer.
A segunda certeza: não acredite que o Município não tem verba e que, por isso, não tem o que fazer. Ele deve dar a solução.
A terceira certeza: existem CANAIS DE SOLUÇÃO que devem ser usados, somente depois de tentar, conforme a orientação que está no passo a passo de Consultas, Exames, Cirurgias, Tratamentos e Medicamentos.

Clica aqui para encontrar os CANAIS DE SOLUÇÃO!

FOQUE SUA SAÚDE! Siga nossas
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informações para se cuidar pelo SUS.

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